Decolagem de foguete da Space X é abortada no último minuto nos EUA

Miami, 18 fev (EFE).- A decolagem de um foguete da empresa privada Space X foi cancelada neste sábado no último minuto em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, para revisar o sistema de direção do motor, segundo afirmou a empresa de Elon Musk.

O foguete Falcon 9, que estava pronto para decolar da estação espacial Kennedy, da Nasa (agência espacial americana), precisou permanecer em terra para ser submetido a uma inspeção técnica.

Seu lançamento foi adiado para este domingo, segundo informou a empresa em sua conta no Twitter, e a informação foi confirmada pela Nasa em seu site.

"Todos os sistemas funcionam, com exceção da ligeiramente estranha marca de movimento de um pistão hidráulico do sistema de direção superior", escreveu na rede social o proprietário da empresa, Elon Musk.

Se mediar contratempo, o foguete decolará amanhã do mesmo lugar onde deveria ter decolado hoje, a histórica plataforma de lançamento 39A, a mesma de onde partiu a missão Apolo 11 que enviou em 1969 a primeira tripulação que pisou na lua, além de várias missões do programa de naves da Nasa.

O Falcon 9 decolará da plataforma 39A, que desde 2011 não foi usada para um lançamento, com a cápsula Dragon, que transportará 2.497 quilos de provisões para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), entre alimentos, roupa e equipamento científico.

O lançamento de amanhã acontecerá depois que, no último mês de setembro, outro foguete da mesma empresa aeroespacial explodiu durante uma simulação de decolagem realizada também em Cabo Canaveral, nas instalações da estação espacial Kennedy.

A Space X explicou em comunicado que a explosão se deveu a uma "anomalia" na plataforma de decolagem que provocou a "perda do foguete e sua carga".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos