Topo

Foguete Space X decola desde Cabo Canaveral levando provisões para ISS

19/02/2017 20h59

Miami, 19 fev (EFE).- Um foguete da empresa privada Space X decolou neste domingo desde a estação espacial Kennedy, da Nasa, após uma primeira tentativa de lançamento ter sido cancelada no sábado a fim de revisar o sistema de direção de motor.

O foguete Falcon 9 decolou desde a histórica plataforma 39A do complexo de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA.), levando consigo a cápsula Dragon, que transporta provisões para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS).

"(A cápsula) Dragon está em caminho da Estação Espacial Internacional", informou em sua conta no Twitter a firma Space X, propriedade do magnata Elon Musk.

Pouco depois da decolagem, e tal como estava previsto, a cápsula se desprendeu do foguete para continuar assim sua rota com destino à ISS, à qual levará umas 5.500 libras (2.497 quilos) de provisões, entre alimentos, roupa e equipamentos científicos.

O lançamento ocorre depois que no sábado, quando faltava menos de um minuto, a decolagem foi cancelada a fim de efetuar uma inspeção técnica no sistema de direção.

O foguete Falcon 9 decolou nesta manhã desde a histórica plataforma 39A, a mesma desde onde partiu a missão Apolo 11 que enviou em 1969 a primeira tripulação que pisou na Lua, além de várias missões do extinto programa espacial da Nasa.