Primeira da temporada, tempestade tropical Adrian se forma no Pacífico

México, 10 mai (EFE).- A temprestade tropical Adrian se formou na madrugada desta quarta-feira no Pacífico mexicano, tornando-se o primeiro ciclone da temporada 2017, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Adrian avança para noroeste a 11 quilômetros por hora (km/h) e se localiza a 740 quilômetros ao sul-sudeste de Salina Cruz, no estado de Oaxaca, e a 625 quilômetros ao sul de Boca Pijijiapan, Chiapas, informou o organismo em um boletim emitido às 4h15h local (6h15, em Brasília).

O ciclone registra ventos máximos de 65 quilômetros por hora e sequências de 95 quilômetros.

O Serviço Meteorológico prevê intervalos de chuvas com fortes ventos nos estados de Oaxaca e Chiapas.

Segundo o prognóstico do SMN, Adrian permanecerá como tempestade tropical até sábado, quando ganhará força e se tornará um furacão categoria 1 na escala Saffir Simpson, a 355 quilômetros ao sul de Puerto Angel, Oaxaca.

Adrian se formou em águas do Pacífico antes do início habitual da temporada, que normalmente começa em 15 de maio e se estende até finais de novembro.

Em 2016, foram registrados 22 ciclones no Pacífico - 11 furacões, dez tempestades e uma depressão tropical - e 16 no Atlântico, tornando-se uma das temporadas mais ativas dos últimos anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos