Topo

Realidade virtual ajuda a evitar acidentes em minas no Chile

25/05/2017 16h06

Santiago do Chile, 25 mai (EFE).- A empresa Austral 3D apresentou nesta quinta-feira no Chile um simulador de realidade virtual para formar os trabalhadores em prevenção nos setores onde são registrados a maior parte dos acidentes trabalhistas, como a mineração, na qual ocorreram 18 mortes no país em 2016.

"É uma invenção importante para um país como o Chile, que tira tanto deste setor. Na mineração, apesar de os acidentes terem diminuído, temos a quarta taxa mais alta do mundo em acidentes fatais. Com a formação, estes poderão ser evitados", explicou à Agência Efe Francisco Muñoz, diretor executivo da Austral 3D.

A empresa, que lançou o projeto em 2013, fornece um software que simula com realidade as condições e o cenário com o qual o trabalhador terá que enfrentar, de modo que o prepara para enfrentar os perigos e prevenir acidentes.

"É uma formação de alto nível profissional. Testamos sua eficiência com a capacitação de motoristas e os acidentes diminuíram. É como jogar videogame, você analisa o que deve fazer para não perder. Depois isso é aplicado à vida real", comentou Muñoz.

Este sistema pode ajudar a prevenir acidentes como o dos "33", quando 33 operários ficaram presos por 70 dias em uma mina na região do Atacama, a 700 metros de profundidade, após um desmoronamento em 2010.

"(O simulador) utiliza a tendência de 'big data', que coleta e utiliza os dados para melhorar o rendimento empresarial, de modo que podemos conhecer suas falhas e onde cada usuário é bom", acrescentou Muñoz.

A empresa, que já está se expandindo para o Peru, tem entre os seus clientes a mineradora Antofagasta Minerals, a companhia elétrica Enel, a vinícola Concha y Toro e várias universidades.

"Eles nos escolheram porque a formação é mais rápida, estimula a concentração e é mais divertida e segura que qualquer outra", indicou Muñoz, que ressaltou que o seu custo é de US$ 100 mensais por pessoa.