Tempestade Bret deixa fortes chuvas no litoral venezuelano

Miami (EUA), 20 jun (EFE).- Bret, a segunda tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, levou fortes chuvas nesta terça-feira ao litoral sudeste da Venezuela.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA indicou no seu último boletim que Bret apresenta ventos máximos sustentados de 45 milhas por hora (75 km/h) e se desloca rapidamente para oeste-noroeste com uma velocidade de translação de 21 milhas por hora (33 km/h).

Bret se formou na segunda-feira em águas do mar do Caribe, ao leste das ilhas Barlovento, perto do litoral da Venezuela e Guiana, enquanto outra possível tempestade ou depressão está se formando no Golfo do México.

A tempestade tropical Bret está a 20 milhas (35 quilômetros) ao leste-nordeste de Ilha Margarita, diante do litoral da Venezuela, onde está deixando intensas precipitações.

Segundo um provável padrão de trajetória, o centro de Bret continuará se movendo hoje ao longo do litoral sudeste do Caribe e começará a se debilitar na tarde, até se degradar para depressão na quarta-feira, indicaram os meteorologistas do NHC, com sede em Miami.

Continua ativo um aviso de tempestade tropical (passagem do sistema em 24 horas) para a Venezuela, e uma vigilância de tempestade para Bonaire, Curaçao e Aruba.

Enquanto isso, uma tropical situada no centro do Golfo do México pode se fortalecer e se tornar uma tempestade antes de tocar terra no litoral americano.

O fenômeno meteorológico, que avança a 40 milhas por hora (65 km/h), está a 265 milhas (430 quilômetros) ao sul-sudoeste do delta do rio Mississipi e 300 milhas (485 quilômetros) da cidade de Morgan, na Luisiana.

Espera-se que deixe "fortes chuvas em zonas do centro e leste do Golfo do México" à medida que avance para o noroeste.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA) anunciou em 25 de maio que está prevista uma temporada de furacões no Atlântico com registros "acima do normal", com a formação de 11 a 17 tempestades tropicais, das quais entre 5 e 9 se transformariam em furacões e entre 2 e 4 seriam de categoria maior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos