Dora perde força e se transforma em tempestade tropical

Cidade do México, 27 jun (EFE).- O ciclone Dora, cuja categoria foi rebaixada para tempestade tropical, está perdendo força paulatinamente e mantém seu deslocamento rumo a oeste-noroeste, se afastando do litoral do México, mas segue trazendo chuvas ao país, informou nesta terça-feira o serviço de meteorologia mexicano.

Dora se encontra 175 quilômetros a noroeste de Isla Socorro, no estado de Colima, e 435 quilômetros a sudoeste de Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia Sul.

O sistema de baixa pressão se desloca em direção oeste-noroeste a 20 km/h enquanto desenvolve ventos constantes de 85 km/h e rajadas de 100.

Dora se formou no domingo em frente ao litoral do estado de Guerrero e se converteu durante a madrugada de segunda-feira em furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, antes de perder força nesta terça-feira.

O governo mexicano prevê que entre três e cinco ciclones tropicais atinjam o país este ano, de um total de 27 que se formarão nas águas do Pacífico e do Atlântico, em uma temporada atípica, que começou mais cedo e pode coincidir com o fenômeno El Niño.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos