Chuvas torrenciais no Japão deixam um morto e milhares de evacuados

Tóquio, 5 jul (EFE).- As chuvas torrenciais que estão afetando o oeste do Japão deixaram um morto e 20 mil evacuados, que se unem aos outros 20 mil deslocados no sudoeste do país pelo tugão Nanmadol.

Um homem morrem após ser arrastado por um rio na cidade de Hiroshima (oeste), e o governo local da prefeitura de Shimane (oeste) pediu a 20 mil residentes de 9,2 mil lares que se dirijam a centros de evacuação, segundo oficiais da região citados pela agência de notícia Kyodo.

A cidade de Hamada, em Shimane, registrou durante a manhã de quarta-feira chuvas que superaram os 80 milimetros por água, segundo dados a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

As chuvas torrenciais afetaram os serviço de trens das prefeituras de Hiroshima e Shimane, e nesta última região alguns colégios foram forçados a cancelar as aulas.

Além da massa de ar úmido procedente do mar da China oriental responsável destas chuvas, o tufão Nanmadol, o terceiro da temporada, também deixou ontem outras 20 mil pessoas evacuadas e cerca de 70 mil moradias sem luz na ilha de Kyushu (sudoeste).

O Nanmadol levou precipitações de até 300 milímetros na região de Shikoku (oeste), ventos e deslizamentos de terra em várias zonas do sudoeste, e causou graves interrupções do transporte aéreo, ferroviário e por estrada na zona.

Pelo menos três pessoas ficaram feridas em acidentes relacionados com as fortes rajadas de vento e os deslizamentos de terra, segundo a rede "NHK".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos