Tempestade tropical Don se forma no Caribe

Miami, 17 jul (EFE).- O Centro Nacional de Furacões (CNH) dos EstMiami, 17 jul (EFE).- O Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira a formação da tempestade tropical Don, a quarta da temporada de furacões no Atlântico, que está situada ao leste das Ilhas de Barlavento e se move em direção ao oeste a 28 km/h.

As Ilhas Barlavento são um arquipélago situado ao leste do Mar do Caribe, integrado pelas Pequenas Antilhas. Algumas das ilhas principais são Granada, Martinica, Santa Lúcia, Barbados, Guadalupe, Dominica, Trinidad e Tobago.

Às 21h GMT (18h de Brasília), Don se encontrava 780 km ao sudeste de Barbados e a 955 km de Trinidad e Tobago, com ventos de 65 km/h erajadas de maior velocidade.

Já há alerta de tempestade tropical para Granada e de vigilância de tempestade tropical para Barbados, São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia.

O CNH apontou que Don deve manter o curso atual até quarta-feira e que a velocidade do avanço deve se reduzir gradualmente.

O centro de Don deve se afastar das Ilhas de Barlavento nas últimas horas da terça-feira e não estão previstas mudanças na força dos ventos em 48 horas.

Pode ocorrer acumulação de água pelas chuvas de 5 a 10 centímetros nas Ilhas de Barlavento até quarta-feira pela manhã.

A primeira tempestade tropical de 2017 foi Arlene, que se formou em abril no meio do Atlântico, mais de um mês antes do início da temporada de furacões. Depois vieram Bret e Cindy.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) anunciou em 25 de maio que prevê uma temporada de furacões no Atlântico com registros "acima do normal", com a formação de 11 a 17 tempestades tropicais, das quais entre cinco e nove se transformariam em furacões e entre duas e quatro de categoria maior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos