Topo

Agência Espacial Europeia lança 2 novos satélites de observação terrestre

02/08/2017 06h11

Paris, 2 ago (EFE).- A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) realizou nesta quarta-feira o lançamento bem-sucedido de dois novos satélites de observação da Terra que estarão a serviço de Itália, França e Israel e partiram da base de Kuru, na Guiana Francesa.

O lançamento aconteceu às 22h58 de terça-feira no horário local da Guiana Francesa, que é o mesmo de Brasília, e foi o oitavo que partiu este ano dessa base espacial.

O satélite OPTSAT-3000 trabalhará para o Ministério da Defesa da Itália e permitirá obter e utilizar imagens de alta resolução de qualquer ponto do globo.

O segundo, Venus, é um projeto do Ministério de Ciência, Tecnologia e Espaço de Israel, que faz parte de um programa conjunto entre a Agência Espacial Israelense (ISA, sigla em inglês) e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França.

Este satélite se concentrará no acompanhamento dos efeitos das mudanças climáticas, através da análise e da comparação de imagens tomadas de um mesmo lugar, o que servirá para avaliar o estado do solo, entender o desenvolvimento da vegetação e detectar a propagação de eventuais doenças e a contaminação de um campo.

A ESA detalhou em seu comunicado que este foi o segundo lançamento de um foguete Vega este ano e especificou que o satélite OPTSAT-3000 tem vida útil de sete anos, enquanto a do Venus é de quatro anos e meio.