Franklin se torna primeiro furacão da temporada no Atlântico

Miami (EUA), 9 ago (EFE).- O Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira que a tempestade tropical Franklin se fortaleceu durante passagem pelo Golfo do México e se tornou o primeiro furacão da temporada no Atlântico.

Após ganhar força na passagem pelo estado de Yucatán, no México, o furacão chegou a registrar ventos de 120km/h. Agora, ele está a 280 quilômetros de Tuxpán e a 170 quilômetros de Vera Cruz, ambos no México, indicou o CNH em boletim divulgado hoje.

As autoridades mantêm um aviso de furacão para a costa mexicana desde o porto de Vera Cruz até Cabo Rojo. Há também alerta de tempestade entre o mesmo porto até a Cidade de Carmén e do norte de Tuxpán até a Barra do Torto.

O sistema passou ontem pelo estado de Yucatán sem deixar vítimas ou provocar danos graves, mas espera-se que o impacto em terras mexicanas seja maior depois de o Franklin ter ganhado força hoje.

Uma tempestade tropical se transforma em furacão quando os ventos máximos sustentados chegam a 119 km/h na escala de intensidade de Saffir-Simpson.

A primeira tempestade tropical de 2017 foi Arlene, que se formou em abril na metade do Atlântico, mais de um mês antes do início da temporada. Ela foi seguida de outras cinco antes do Franklin.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos anunciou no dia 25 de maio que prevê uma temporada de furações no Atlântico "acima do normal", com a formação de 11 a 17 tempestades tropicais, sendo que delas, entre cinco e nove se transformarão em furacões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos