Furacão Franklin se aproxima do litoral mexicano de Vera Cruz

Cidade do México, 9 ago (EFE).- O furacão Franklin, de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, começou nesta quarta-feira a se aproximar da linha costeira do estado de Vera Cruz, no México, e é esperado um aumento na intensidade dos efeitos de ventos, chuvas e ondulações na região, informou o Sistema Meteorológico Nacional (SMN) do país latino-americano.

Em seu boletim das 22h15 locais (0h15 de Brasília da quinta-feira), o SMN indicou que está previsto que o olho do sistema toque terra por volta da meia-noite entre as localidades de Nautla, Vega de Alatorre, Palma Sola e Laguna Verde.

Franklin está posicionado cerca de 60 quilômetros a leste de Nautla, 65 quilômetros a leste-nordeste de Vega de Alatorre e 110 quilômetros ao norte de Veracruz, e se desloca rumo ao oeste a 20 km/h, desenvolvendo ventos constantes de 140 km/h e rajadas de 160 km/h.

De acordo com a previsão, o sistema estará sobre a terra nesta quinta-feira às 7h locais (9h de Brasília) no norte do estado de Puebla como tempestade tropical, com ventos de 65 km/h e rajadas de 85 km/h, e a Secretaria de Governo do México declarou emergência para 70 municípios de Vera Cruz.

Franklin se converteu hoje no primeiro furacão da temporada do Atlântico enquanto se deslocava pelo Golfo do México.

Mais de 8 mil militares e 3 mil abrigos estão prontos para o segundo impacto de Franklin em território mexicano, depois que o sistema cruzou na terça-feira a Península de Iucatã, mas sem causar danos graves.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos