Topo

Furacão Harvey ganha força perto do Texas e sobe para categoria 4

25/08/2017 21h52

(Atualiza com último boletim do NHC)

Miami, 25 ago (EFE).- O furacão Harvey se fortaleceu nesta sexta-feira ao se aproximar da costa do estado do Texas e alcançou a categoria 4, com ventos máximos sustentados de 215 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

No boletim mais recente, o NHC ressalta as "catastróficas inundações" esperadas para as próximas horas por causa das intensas chuvas e da maré ciclônica que serão originadas pelo furacão, cujo olho se aproxima à costa do Texas, entre Port Aransas e Port O'Connor.

O órgão indicou que Harvey se encontra a 55 quilômetros ao leste de Corpus Christi e a menos de 80 quilômetros ao sul-sudoeste de Port O'Connor.

Harvey, que pode se tornar o primeiro furacão das três maiores categorias na escala Saffir-Simpson (3, 4 ou 5) a alcançar a costa dos EUA nos últimos 12 anos, se desloca para noroeste com uma velocidade de translação de 13 km/h.

"Ventos sustentados com força de furacão se estendem sobre a costa central do Texas", informou o centro meteorológico com sede em Miami, na Flórida.

O fenômeno climático se tornou horas antes em um "poderoso" furacão de categoria 3 na escala de intensidade Saffir-Simpson (de um máximo de cinco) e deve tocar terra na costa do Texas na noite desta sexta-feira, região onde já está "exercendo pressão", informou o centro meteorológico.

A previsão mantém todo o potencial destruidor do fenômeno para gerar acumulações de chuva de até três pés de altura (91 centímetros), ventos de furacão de categoria 3 (entre 178 e 208 quilômetros por hora) e ondas de até 12 pés (3,66 metros), que poderiam provocar inundações "devastadoras".

Os especialistas da Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA) advertiram que na costa texana já ocorrem inundações de 30 a 61 centímetros por causa da maré.

Segundo um provável padrão de trajetória, Harvey tocará terra na costa central do Texas nesta noite, para depois "serpentear" pelo interior do estado e pela costa durante o fim de semana.

As autoridades mantêm o aviso de furacão (passagem do sistema em poucas horas) desde Port Mansfield até a cidade de Sargent (Texas), enquanto há uma vigilância de tempestade tropical do norte de Sargent até High Island, no Texas.

Está previsto o aumento do nível do mar e inundações em zonas costeiras desde Port Mansfield até High Island, onde devem ocorrer situações de risco de morte e por isso devem ser tomadas "todas as ações necessárias para proteger a vida e propriedades".

Os avisos de furacão afetam 1,4 milhão de pessoas que residem na costa sul do Golfo do México no Texas, enquanto que outras 12 milhões se encontram sob aviso de ventos de tempestade tropical, incluindo as populosas cidades de San Antonio e Houston.

As fortes chuvas, que talvez se prolonguem até a próxima semana, podem afetar partes do sul, centro e leste do Texas e o vale do Mississipi.