Alemanha inaugura maior laser de Raios-X do mundo

Berlim, 1 set (EFE).- O Instituto de Pesquisas Científicas Desy apresentou nesta sexta-feira em Hamburgo o XFEL - X-Ray Free-Electron Laser, em inglês - o maior laser de Raios-X do mundo, que entrará em funcionamento amanhã e na qual participam 11 países europeus.

O XFEL permitirá decifrar a composição molecular de vírus e células, captar imagens tridimensionais do mundo da nanologia, bem como reações químicas, e estudar "fenômenos que ocorrem dentro e fora do nosso planeta", destacou a ministra alemã de Pesquisa, Johanna Wanka, na cerimônia inaugural.

Trata-se de um "ambicioso projeto europeu", prosseguiu a ministra, fruto do trabalho de pesquisa desenvolvido por equipes científicas e fundos apresentados pela Alemanha, França, Itália, Polônia, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Eslováquia, Hungria e Reino Unido.

O laser, cuja construção começou em 2013, produzirá flashes de elétrons com uma capacidade de aceleração que ronda a velocidade da luz.

Ele é capaz de divulgar 27 mil flashes por segundo e alcançar uma luminosidade 1 bilhão de vezes superiores à das fontes convencionais de Raios-X.

O núcleo do XFEL é um túnel de 3,4 quilômetros de comprimento - desde o distrito de Bahrenfeld à Schenefeld, no vizinho Land de Schleswig-Holstein -, bem como um sistema de 96 tubos com um raio de quase um metro cada um.

O seu custo é estimado em 1,5 bilhão de euros (US$ 1,7 bilhão), dos quais a Alemanha assumiu 60%, que foi repartido entre fundos do orçamento federal e dos Länder de Hamburgo e Schleswig-Holstein (norte do país).

Para o prefeito-governador de Hamburgo, Olaf Scholz, o laser europeu é expoente da cooperação "internacional, aplicada a progressos científicos", nesse caso além inclusive do âmbito da União Europeia (UE), como evidenciam a participação russa e suíça. EFE

gc/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos