Furacão Irma ganha força e volta à categoria 3 enquanto avança rumo ao Caribe

Miami, 1 set (EFE).- O furacão Irma se fortaleceu nesta sexta-feira enquanto avança em direção ao Caribe e voltou à categoria 3, de um máximo de 5, com ventos sustentados de 195 km/h.

As informações foram divulgadas pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), no qual o órgão indicou que o quarto furacão da temporada está a 2.405 quilômetros ao leste das ilhas de Sotavento, nas Pequenas Antilhas.

O Irma agora se desloca com uma velocidade de 20 km/h. De acordo com os especialistas do NHC, o furacão mudará de direção no sábado, seguindo para oeste-sudoeste.

Segundo o NHC, as "oscilações de intensidade" do Irma continuarão nos próximos dias. O órgão, no entanto, espera que ele se mantenha como um "poderoso furacão" durante o fim de semana.

O Irma passou na manhã de quinta-feira de tempestade tropical para furacão de categoria 2 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de 5. Depois, ganhou força e chegou à categoria 3.

Hoje mais cedo, o furacão perdeu força e caiu mais uma vez para a categoria 2, com ventos sustentados de 175 km/h, para se fortalecer durante a tarde e subir mais um nível na escala de intensidade.

A primeira tempestade tropical de 2017 foi Arlene, que se formou em abril, mais de um mês antes do início da temporada. E a última, o Harvey, chegou ser um furacão de categoria 4, e provocou grandes danos nos Estados Unidos, especialmente na cidade de Houston, no Texas, onde pelo menos 48 pessoas morreram.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos