Furacão Irma segue ganhando força no Caribe o põe Pequenas Antilhas em alerta

Miami, 3 set (EFE).- O furacão Irma, de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, continua seu deslocamento sobre o Oceano Atlântico rumo ao Caribe e sua proximidade das Pequenas Antilhas motivou a emissão de alertas para algumas ilhas, informou neste domingo o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos

O furacão, o quarto da temporada de ciclones na bacia do Atlântico, apresenta ventos máximos constantes de 185 km/h e as previsões indicam "um fortalecimento adicional" nos próximos dois dias, quando o sistema chegaria à categoria 4, reportou NHC em seu boletim das 21h GMT (18h de Brasília).

Irma se move rumo ao oeste a uma velocidade de translação de 22 km/h e a sua trajetória motivou a emissão de alertas para as ilhas de Antigua, Barbuda, Anguilla e Montserrat, bem como para as ilhas de Saba, São Eustáquio e Saint Martin.

O ciclone está posicionado 1.275 quilômetros a leste das Ilhas de Sotavento (Pequenas Antilhas) e, segundo um provável padrão de trajetória, na terça-feira estará sobre o norte deste arquipélago, de acordo com o NHC.

As autoridades de República Dominicana, Porto Rico, Bahamas e da costa do sudeste dos Estados Unidos estão atentas ao progresso do furacão diante da possibilidade que o mesmo atinja essas áreas no próximo fim de semana.

O ciclone passou na manhã de quinta-feira diretamente de tempestade tropical para furacão de categoria 2 e rapidamente se transformou em um furacão maior, ao subir para a categoria 3 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, que tem no máximo de 5 níveis.

A primeira tempestade tropical de 2017 foi Arlene, que se formou em abril na metade do Atlântico, mais de um mês antes do início da temporada.

Depois de Arlene vieram Bret, Cindy, Don, Emily e Franklin, que se converteu no primeiro furacão da temporada, seguido por Gert, o segundo furacão, Harvey, que alcançou a categoria 4, e agora Irma. EFE

lce/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos