Flórida se prepara para possível passagem do furacão "Irma"

Miami (EUA), 5 set (EFE).- A Flórida se prepara para a chegada do poderoso furacão "Irma", prevista para o próximo final de semana, com algumas tarefas que o governador do estado, Rick Scott, quer facilitar com o auxílio de 100 integrantes da Guarda Nacional e a suspensão da cobrança de pedágios para acelerar a evacuação.

Scott, que nesta segunda-feira conversou sobre estes preparativos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou à Guarda Nacional da Flórida que apoie em tarefas de planejamento, logística e operações dos preparativos para o potencial impacto de "Irma", um dos furacões de maior envergadura dos quais se tem registro.

Além disso, os 7.000 membros da Guarda Nacional deverão estar preparados para prestar serviços na sexta-feira pela manhã e seguir as instruções do governador, que nesta segunda-feira declarou o estado de emergência.

Scott disse hoje que poderia convocar antes estes agentes caso seja necessário e lembrou que a trajetória de "Irma", que se prevê que passe pelo Estreito da Flórida, "pode mudar em um instante e, ainda que esperamos que aconteça o melhor, devemos estar preparados para o pior".

Em seu último boletim, o Centro Nacional de Furacões (NHC) indicou que "Irma" é um "potencialmente catastrófico" furacão de categoria 5, a máxima intensidade, com ventos máximos sustentados de 295 quilômetros por hora.

A previsão do NHC aponta que o olho do furacão poderia situar-se neste final de semana no Estreito da Flórida, no extremo sul do estado.

Para facilitar a evacuação, o governador suspendeu a cobrança dos pedágios nas estradas de todo o estado para tornar mais fluído o tráfego de automóveis durante a evacuação e os deslocamentos dos residentes para comprar as provisões necessárias para poder enfrentar a chegada do furacão.

Além disso, o estado está realizando um acompanhamento das necessidades de combustível e está em contato com os fornecedores para que sejam capazes de suprir as necessidades dos cidadãos.

Por sua parte, o Centro Estatal de Operações de Emergência acionou o nível 1, o máximo na escala, e estará ativo 24 horas por dia, enquanto o Departamento de Saúde da Flórida (DOH) está em coordenação com os hospitais do estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos