40 anos depois, Nasa envia nova mensagem da humanidade às sondas Voyager

  • Divulgação/Nasa

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) celebrou o 40º aniversário do lançamento da segunda das sondas que formam o projeto Voyager com o envio de um tweet que deve chegar a ambas na quinta-feira (7).

Oferecemos amizade através das estrelas. Vocês não estão sozinhos."

Essa foi a mensagem revelada na cerimônia de comemoração pelo ator William Shatner, conhecido por ter interpretado o comandante Kirk na saga "Star Trek".

O texto foi selecionado por meio de uma votação na qual participaram 30 mil pessoas que puderam escolher entre as dez mensagens finalistas selecionadas por um comitê da Nasa.

40 anos no espaço

O projeto foi iniciado em 20 de agosto de 1977 com o lançamento da sonda Voyager 2 da base de Cabo Cañaveral. No entanto, só entrou em plena atividade 16 dias depois, após o lançamento da Voyager 1.

O principal objetivo da missão era explorar Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, uma tarefa que deveria durar quatro anos.

No entanto, o sistema de propulsores alimentados por fontes de energia nuclear, além do fato de a maior parte dos mecanismos operacionais da sonda terem sido instalados de forma duplicada, permitiram que as sondas continuassem a viagem por 40 anos.

Durante a viagem, as sondas Voyager transmitiram regularmente informações sobre assuntos tão relevantes como os vulcões ativos de Júpiter, as luas de Netuno e as órbitas gravitacionais de numerosos planetas.

Em 2013, as sondas Voyager estabeleceram um marco ao se tornarem os primeiros objetos construídos pelo ser humano em abandonar o nosso sistema solar para entrar no espaço interestelar.

Atualmente, elas estão a 21 bilhões de quilômetros do Sol e espera-se que as sondas sigam sua viagem até 2025.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos