Tempestade tropical José é formada e pode se tornar furacão na 6ª feira

Miami (EUA), 5 set (EFE).- José, a décima tempestade tropical do ano no Atlântico, se formou nesta terça-feira e pode se transformar em furacão na próxima sexta-feira, seguindo os passos do potente furacão Irma, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

A nova tempestade tropical se encontra 2.420 quilômetros ao leste das Pequenas Antilhas, no Caribe, se move em direção oeste-noroeste a uma velocidade de translação de 20 km/h e apresenta ventos máximos sustentados de 65 km/h.

A expectativa é que mantenha esta trajetória oeste-noroeste ou oeste com algum aumento de velocidade nas próximas 48 horas, segundo informou o NHC.

Desta forma, José pode continuar um rumo similar ao realizado por Irma, o furacão de categoria 5, com ventos sustentados de 285 km/h e sequências de até 350 km/h, que pode assolar as Pequenas Antilhas nas próximas horas.

Os meteorologistas preveem "um fortalecimento adicional" de José nas próximas 48 horas, o que pode transformá-lo em furacão na sexta-feira.

A primeira tempestade tropical de 2017 foi Arlene, que se formou em abril passado, mais de um mês antes do começo da temporada. Na sequência vieram Bret, Cindy, Don, Emily e Franklin (o primeiro furacão da temporada), Gert (o segundo), Harvey (que alcançou a categoria 4), Irma e agora a tempestade José.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos