Furacão "Katia", de categoria 1, seguirá rumo ao México nas próximas horas

(Atualiza com último boletim).

Miami (EUA), 7 set (EFE).- O furacão "Katia", um dos três poderosos ciclones ativos no Atlântico, permanece estacionado nas águas do Golfo do México e começará a mover-se rumo à costa do México nas próximas horas, informou nesta quinta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos

"Katia", de categoria 1, se mantém em frente à costa mexicana onde gera ventos de 130 quilômetros por hora, com sequências de maior intensidade, e se espera que nas próximas horas inicie um leve movimento para o sudoeste.

Em seu último boletim, o NHC indicou que "Katia" encontrava-se nas águas do Golfo do México 340 quilômetros ao leste da cidade de Tampico e 310 quilômetros ao norte-noroeste de Veracruz.

O NHC afirmou ainda que enviou um avião "caça-furacões" para estudar o estado deste fenômeno, que os meteorologistas preveem que poderia aproximar-se da costa dentro da área de alerta na sexta-feira durante a noite ou no sábado de madrugada.

Nesse momento, segundo estimam os especialistas, o ciclone poderia fortalecer-se e converter-se em um furacão maior (categorias 3, 4 e 5) quando tocasse terra.

Desta forma, a zona situada entre Cabo Rojo e Laguna Verde permanece sob aviso de furacão (passagem em 36 horas), enquanto o aviso de ventos com força de tempestade tropical (até 118 quilômetros por hora) foi emitido desde o norte de Cabo Rojo até Río Panuco e do sul de Laguna Verde a Puerto Veracruz.

Os ventos com força de furacão se estendem até 16 quilômetros a partir do centro do ciclone e os de tempestade tropical se sentem até 75 quilômetros depois, detalhou o NHC.

Além dos ventos, os especialistas preveem uma "perigosa" ressaca que poderia elevar o nível do mar de 1,5 a 2,1 metros, situação que virá acompanhada de "grandes e destrutivas" ondas.

"Katia" se formou esta quarta-feira na bacia atlântica, onde também permanecem ativos "José", agora de categoria 3, e "Irma", considerado o mais poderoso já formado no Atlântico e que já devastou várias ilhas do Caribe, onde deixou um saldo de pelo menos 15 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos