Furacão "José" perde intensidade, mas mantém categoria 4

Miami (EUA), 9 set (EFE).- O furacão "José", de categoria 4, perdeu um pouco de força neste sábado enquanto se aproxima das Ilhas de Sotavento com ventos máximos constantes de 230 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O furacão, que chega às Pequenas Antilhas após a passagem de "Irma", está 260 quilômetros ao leste das Ilhas de Sotavento e se move na direção noroeste a 20 quilômetros por hora, trajetória que manterá nos próximos dias.

Segundo informou o NHC em seu último boletim, "o centro de 'José' passará perto ou justo ao leste do norte das Ilhas de Sotavento" durante o sábado e nas próximas 24 horas se registrarão "algumas oscilações" de intensidade, após o que haverá um "enfraquecimento gradual".

Castigadas pela passagem de "Irma", as ilhas de Saint Martin e Saint Barth sentirão hoje os efeitos do furacão, enquanto Barbuda e Anguila, Saba e Santo Eustáquio estão sob aviso de tempestade tropical.

Os seus ventos podem ser sentidos a 55 quilômetros do olho do furacão, e os ventos com força de tempestade tropical se estendem até 220 quilômetros.

A ressaca ciclônica poderia elevar a água entre 30 e 90 centímetros acima do seu nível regular nas áreas costeiras sob aviso de furacão, acompanhada de ondas "grandes e destrutivas", segundo o centro meteorológico.

"José" é agora o furacão mais forte do Atlântico depois que "Irma" perdeu força após tocar terra ontem à noite em Cuba e seus ventos serem agora de 215 quilômetros por hora, enquanto "Katia" se transformou em depressão tropical após chegar à costa do México.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos