"Katia" se transforma em depressão tropical sobre o México

Miami (EUA), 9 set (EFE).- "Katia", que tocou terra no México como furacão de categoria 1 na noite de sexta-feira, se transformou neste sábado em depressão tropical com ventos de até 55 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Segundo o último boletim, Katia está 185 quilômetros ao oeste-noroeste de Veracruz e 235 quilômetros do sul de Tampico, no México.

O ciclone, que tocou terra ontem à noite ao norte de Tecolutla, município de 25.000 habitantes ao norte de Veracruz, se move lentamente a 4 quilômetros por hora com direção oeste-sudoeste e se espera que deambule com esse rumo até sua dissipação.

"A expectativa é que 'Katia' se dissipe sobre as montanhas do México mais tarde hoje", apontou o centro meteorológico a respeito deste sistema, que já não mantém ativa nenhuma advertência.

"Katia", que tocou terra como categoria 1, chegou a alcançar ontem ventos de 170 quilômetros por hora como furacão de categoria 2, de um máximo de 5 na escala de intensidade Saffir-Simpson.

O NHC afirmou ainda que ao longo do dia de hoje continuará a redução da ressaca ciclônica e o nível das águas nas áreas costeiras, bem como as dimensões das ondas, que ainda representam um risco de morte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos