"José" permanece como categoria 4 em seu caminho a águas abertas do Atlântico

(Atualiza com último boletim do NHC).

Miami (EUA), 10 set (EFE).- O furacão "José" se mantém inalterado, como categoria 4 e ventos de 215 quilômetros por hora, e prossegue no seu rumo noroeste para águas abertas do Atlântico, onde permanecerá durante os próximos dias sem ameaçar regiões habitadas, informou neste domingo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Em seu último boletim, o NHC indicou que "José" se encontra 480 quilômetros ao noroeste das Ilhas de Sotavento, às quais afetou neste sábado sem que lhes desse tempo de recuperar-se dos estragos provocados esta semana pelo furacão "Irma", que hoje tocou terra na Flórida.

"José" se move a uma velocidade de 26 quilômetros por hora na direção noroeste, e se prevê que esta noite ou na segunda-feira dê um giro para o norte, o que o situará durante vários dias nas águas entre os arquipélagos de Bahamas e Bermuda.

Foram desativadas todas as advertências que se mantinham para ilhas das Pequenas Antilhas por este ciclone e os meteorologistas do NHC esperam que nos próximos dois dias o fenômeno se debilite gradualmente.

A maior ameaça provocada por "José" é a forte ressaca que chega à parte das Pequenas Antilhas, às Ilhas Virgens e à costa norte de Porto Rico, e começará a afetar La Española (República Dominicana e Haiti), parte das Bahamas e das ilhas Turcks e Caicos durante os próximos dias.

Na última semana o furacão "Irma" provocou a destruição, praticamente total, de ilhas como Saint Martin, Antígua e Barduda, onde causou a morte de pelo menos 20 pessoas, às quais é preciso somar outras três em Porto Rico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos