Após Irma, Cuba reabre estrada sobre o mar que liga a polo turístico

Havana, 13 set (EFE).- A estrada sobre o mar que liga o polo turístico de Cayo Coco com a terra firme em Cuba foi reparada e reaberta menos de 72 horas após a passagem do poderoso furacão Irma, que devastou as instalações do norte cubano e afetou cerca de 23 quilômetros dessa via de acesso.

O caminho está aberto à circulação de veículos, "sempre com medidas extremas de precaução enquanto continuam os trabalhos nas áreas afetadas", informa uma nota do jornal estatal "Granma".

Na noite da sexta-feira passada, Irma atingiu essa parte da ilha com ventos de furacão categoria 5 na escala Saffir-Simpson e destroçou o aeroporto internacional de Jardines del Rey e as instalações turísticas dos Cayos Coco, Guillermo e Santa María, este último na província de Villa Clara.

Na estrada que conecta Cayo Coco com a localidade de Turiguanó, na província de Ciego de Ávila - também seriamente afetada -, o furacão danificou diques e outros elementos em 23 dos 35 quilômetros da via, atingiu 11 pontes e tirou o pavimento em alguns pontos do caminho, inaugurado em 26 de julho de 1988.

Apesar dos destroços nos hotéis e em outras instalações, o presidente Raúl Castro afirmou em mensagem aos cubanos que essa região será recuperada "antes do início da alta temporada" em novembro.

Também voltou a operar nesta quarta-feira o aeroporto internacional Ignacio Agramonte da cidade de Camagüey, reportou a estatal "Agência Cubana de Notícias".

O turismo é a segunda principal fonte de faturamento para Cuba, atrás apenas da exportação de serviços profissionais.

O furacão Irma deixou 10 mortos na ilha e graves danos em moradias e no fornecimento de energia elétrica nacional, que ainda não foi totalmente restabelecido, motivo pelo qual muitas partes do país permanecem sem água e eletricidade desde a sexta-feira passada. EFE

yg/vnm

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos