Com três astronautas, nave Soyuz MS-06 chega à Estação Espacial Internacional

Moscou, 13 set (EFE).- A nave espacial tripulada Soyuz MS-06, sob o comando do comandante russo Alexander Misurkin, se acoplou nesta quarta-feira com sucesso à Estação Espacial Internacional (EEI), informou a agência espacial russa Roscosmos.

O acoplamento aconteceu em modo automático, após menos de seis horas de voo.

A bordo do aparelho, além de Misurkin, viajam os engenheiros de voo americanos Mark Vande Hei e Joe Acaba, ambos da NASA.

O Soyuz decolou às 21h17 (hora local), a partir do cosmódromo de Baokonur, no Cazaquistão, com ajuda de um foguete de três fases, Soyuz FG.

O comandante Misurkin inicia com esta viagem sua segunda estadia na EEI.

Anteriormente já tinha ficado por 138 dias no espaço ao longo de duas missões, enquanto que a Soyuz MS-06 será a primeira viagem espacial para Vande Hei.

A EEI, um projeto de mais de US$ 150 bilhões em que participam 16 países, está atualmente integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil km/h.

A órbita da plataforma é elevada de tempos em tempos com ajuda dos propulsores de naves acopladas a ela, já que a EEI perde diariamente entre 100 e 150 metros de altura por conta da gravitação terrestre, a atividade solar e outros fatores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos