José perde força e vira tempestade tropical rumo ao oeste do Atlântico

Miami, 14 set (EFE).- O furacão José perdeu força nesta quinta-feira e se transformou em tempestade tropical enquanto avança em direção ao oeste do Atlântico, entre as Bahamas e as Ilhas Bermudas, apesar de as previsões indicarem que ele se fortalecerá ao longo dos próximos dias, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Furacão de categoria 1 até a manhã de hoje, agora o José apresenta ventos máximos sustentados de 110km/h e se move para oeste-noroeste com uma velocidade de 13km/h.

No boletim publicado às 21h GMT (18h em Brasília), os meteorologistas do NHC previram que o José manterá essa trajetória ao longo da sexta-feira, quando se fortalecerá novamente, para depois ir em direção a noroeste no sábado.

O sistema, que pode voltar a se tornar um furacão no fim de semana, estava a 650 quilômetros ao leste-nordeste do sudeste das Bahamas e a 825 quilômetros ao sul-sudoeste de Bermudas.

Por enquanto, o José não representa ameaça direta para regiões povoadas. No entanto, o NHC alerta que a tempestade tropical está gerando marés que podem produzir "correntes marítimas perigosas" em parte da costa leste dos EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos