Topo

Tempestade tropical Lee se forma em águas abertas do Atlântico

16/09/2017 13h50

Miami, 16 set (EFE).- A tempestade tropical Lee se formou neste sábado em águas abertas do Oceano Atlântico, ao oeste-sudoeste do arquipélago de Cabo Verde, em frente ao litoral nordeste africano, sem representar nenhum problema para as zonas povoadas até o momento, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Lee, que foi a 14ª depressão tropical da temporada, apresenta ventos máximos sustentados de 65 quilômetros por hora, com sequências mais fortes, e são esperadas poucas mudanças de intensidade para os próximos dois dias.

A nova tempestade tropical se move rumo ao oeste a 19 km/h e se encontra 1.055 quilômetros ao oeste-sudoeste de Cabo Verde, em águas abertas do Atlântico.

Os meteorologistas do NHC preveem um movimento com direção oeste-noroeste nas próximas 48 horas, acompanhado de uma redução de velocidade.

Enquanto isso, o furacão de categoria 1 José se mantém neste sábado entre Bahamas e Bermuda, se movendo rumo a noroeste a 15 km/h), segundo o NHC.

José continua com ventos máximos sustentados de 130 km/h e a expectativa é que permaneça como furacão ainda durante os próximos dias. Um avião da Força Aérea dos EUA partiu hoje ao seu encontro para obter mais informações sobre o progresso deste fenômeno meteorológico.

De acordo com o último boletim do NHC, José está a 775 quilômetros a sul-sudeste de Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, que como outros estados do leste dos EUA devem vigiar o desenvolvimento deste sistema.

O furacão pode dar um giro para o nor-noroeste e depois ao norte na noite de hoje, o que pode derivar alertas de tempestade tropical em partes da costa leste dos Estados Unidos.

Nesse padrão de trajetória, "o centro de José se deslocará sobre o oeste do Oceano Atlântico, entre a costa leste dos Estados Unidos e Bermuda, durante a segunda-feira", informou o NHC.