Topo

Venezuela evacua cientistas da Ilha das Aves por passagem do furacão "Maria"

18/09/2017 20h59

Caracas, 18 set (EFE).- O governo da Venezuela ordenou a evacuação de uma equipe de cientistas da Ilha das Aves, o ponto mais ao norte do país no Mar do Caribe, perante a passagem do furacão "Maria", que alcançou nesta segunda-feira a categoria 4.

"O furacão (...) passará pela Ilha das Aves da Venezuela com ventos de mais de 200 quilômetros por hora, segundo informou nesta segunda-feira o ministro para Ecossocialismo e Águas, Ramón Velásquez Araguayán", afirma sem mais detalhes uma nota da estatal "AVN" (Agência Venezuelana de Notícias).

A Ilha das Aves é uma pequena porção de terra venezuelana de aproximadamente 4,5 hectares que está situada no Mar do Caribe, ao oeste das ilhas de Sotavento, 110 quilômetros ao oeste de Guadalupe e Dominica.

"Maria" se transformou hoje em um "perigoso" furacão categoria 4 com ventos máximos constantes de 215 quilômetros por hora a caminho de Dominica, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Em seu último boletim, o furacão encontrava-se 70 quilômetros a leste-sudeste de Dominica e 55 quilômetros ao nordeste da Martinica.

Em um boletim emitido no sábado, o centro meteorológico apontou que as ilhas Santa Lúcia, Martinica, Guadalupe, Dominica, Barbados e São Vicente e Granadinas estão sob alerta de tempestade tropical, enquanto Antígua, Barbuda, São Cristóvão e Nevis e Monserrat estão sob advertência de furacão.