Honduras declara alerta vermelho no sul por tempestade tropical

Tegucigalpa, 6 out (EFE).- As autoridades de Honduras declararam nesta sexta-feira um alerta vermelho, de emergência, em dois departamentos do sul, e manteve o amarelo, que representa vigilância, nos outros 16 por conta das chuvas causadas pela tempestade tropical Nate, que deixou dois mortos e centenas de afetados.

O alerta vermelho valerá por 48 horas nos departamentos de Valle e Choluteca, na fronteira com El Salvador e Nicarágua, no sul hondurenho, segundo informou a Comissão Permanente de Contingências de Honduras (Copeco).

A medida foi adotada diante dos prognósticos de "chuvas, deslizamentos e saturação do solo", explicou o organismo de proteção civil em comunicado.

A Copeco acrescentou que o alerta amarelo está mantido para os 16 outros departamentos que complementam o território hondurenho, pois as chuvas "se manterão ".

O alerta vermelho facilita evacuações nas zonas com risco de inundações, enquanto o amarelo implica atenção a qualquer evacuação, segundo o organismo de proteção civil.

Em mensagem no Twitter, o presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández, pediu para que os compatriotas tenham precauções devido às chuvas e sigam as recomendações do organismo de proteção.

As chuvas derivadas da tempestade Nate deixaram pelo menos dois mortos em Honduras, mais de 20 famílias deslocadas e centenas de isolados por danos em estradas e outras vias de acesso, segundo números da Copeco e do corpo de bombeiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos