Ofelia ganha força e se torna o 10º furacão da temporada no Atlântico

Miami (EUA), 11 out (EFE).- A tempestade tropical Ofelia ganhou força nesta quarta-feira e se transformou no décimo furacão da atual temporada no Atlântico, após atingir ventos máximos sustentados de 120 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

O furacão de categoria 1 está se movendo a 6km/h. Na trajetória prevista até então, o Ofelia deve atingir neste fim de semana os arquipélagos de Açores e da Madeira.

No boletim divulgado às 21h GMT (18h de Brasília), o NHC disse que Ofelia deve passar pela Irlanda na segunda-feira, mas já rebaixado à categoria de tempestade tropical.

Desta forma, a costa da Galícia, no noroeste da Espanha, sai de uma rota previsível do fenômeno climático, como se previa nos boletins anteriores.

O furacão terá um "lento desvio para nordeste" entre esta noite e o domingo, além de uma "aceleração para leste-nordeste ou nordeste", de acordo com o boletim do NHC.

O atual fortalecimento do Ofelia representa um marco histórico. Há mais de um século uma temporada do Atlântico não tinha o registro de dez furacões, sendo que cinco (Harvey, Maria, Irma, Lee e José) chegaram às categorias mais altas na escala Saffir-Simpson (3, 4 e 5), o maior número desde 2005.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos