Agência europeia lança satélite que vigiará níveis de gases na atmosfera

  • Divulgação/ESA

    Satélite é capaz de cartografar a terra durante as 24 horas do dia, o que permitirá medir os níveis de poluição e de gases de efeito estufa

    Satélite é capaz de cartografar a terra durante as 24 horas do dia, o que permitirá medir os níveis de poluição e de gases de efeito estufa

O satélite Sentinel-5P, uma nova missão do programa de monitoramento da terra Copérnico, foi lançado nesta sexta-feira (13) ao espaço para vigiar os níveis de gases na atmosfera, segundo foi possível acompanhar desde a ESA (Agência Espacial Europeia) em Noordwijk, sul da Holanda.

"Trata-se de um satélite que medirá os gases no globo terrestre completo. É um instrumento calibrado em todas suas peças, através do qual será capaz medir e comparar os níveis de poluição da Europa com os da China ou Estados Unidos", explicou hoje o cientista Pieternel Levelt, membro da equipe Sentinel-5P.

A decolagem aconteceu às 6h27 (horário de Brasília), desde o cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia.

Este satélite inclui uma ferramenta chave e inovadora, Tropomi, que é capaz de cartografar a terra durante as 24 horas do dia, o que permitirá medir os níveis de poluição e de gases de efeito estufa.

Os dados recolhidos por este satélite poderão ser usados tanto pelos cientistas, que tentarão aumentar seus conhecimentos sobre a contaminação do ar e os níveis de gases na atmosfera, como pelas diferentes instituições na tomada de decisões sobre a mudança climática.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos