Ofelia se aproxima dos Açores como furacão de categoria 2

Miami (EUA), 13 out (EFE).- O furacão Ofelia, de categoria 2, se move com maior velocidade para o sudeste do arquipélago português dos Açores com ventos máximos sustentados de 165 km/h, informou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.

Os meteorologistas americanos apontam em seu último boletim que este furacão está localizado a cerca de 995 quilômetros ao sudoeste das ilhas portuguesas e se dirige para o leste-nordeste com uma velocidade de 13 quilômetros por hora.

Está previsto que o ciclone não toque terra em território português, mas deve levar muita chuva à região.

Estas precipitações podem provocar inundações, alertou o NHC, com sede em Miami (EUA).

Os ventos de Ofelia, que na quinta-feira alcançou força de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, sobre um máximo de 5, se estendem por até 35 quilômetros desde seu centro.

Depois de passar por Açores, Ofelia deve girar para o nordeste e aumentará sua velocidade de translação para águas mais frias do Atlântico, o que deve fazer se debilitar ligeiramente nas próximas 48 horas.

Ofelia é a 10ª tempestade tropical que se transforma em furacão de maneira consecutiva no Atlântico, se dirigirá na próxima semana para Irlanda e Reino Unido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos