Ofelia segue em em direção aos Açores como furacão de categoria 2

(Atualiza com novo boletim do NHC).

Miami (EUA), 13 out (EFE).- O furacão Ofelia, de categoria 2, se move para o sudeste do arquipélago português dos Açores com ventos máximos sustentados de 155 quilômetros por hora, informou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Os meteorologistas apontam que este furacão, que se encontra 770 km ao sudoeste das ilhas portuguesas, aumentou sua velocidade de translação para 20 km/h e se dirige para o nordeste.

Está previsto que o ciclone não toque terra em território português, mas deve levar muita chuva à região neste sábado.

Os ventos de Ofelia, que na quinta-feira alcançou força de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, se estendem por até 35 quilômetros desde seu centro, enquanto os de tempestade tropical vão até 150 quilômetros.

Esperam-se poucas mudanças na potência do furacão nos próximos dois dias, durante os quais o fenômeno meteorológico se manterá como um "poderoso ciclone", adverte o CNH.

Após passar pelos Açores, Ofelia deve girar para o nordeste e aumentar sua velocidade de translação para águas mais frias do Atlântico.

Ofelia é a 10ª tempestade tropical que se transforma em furacão de maneira consecutiva no Atlântico, uma marca histórica que não se repetia há mais de um século, e se dirigirá na próxima semana para Irlanda e Reino Unido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos