Furacão Ofelia alcança categoria 3 rumo ao arquipélago dos Açores

Miami, 14 out (EFE).- O olho do furacão Ofelia, que alcançou neste sábado a categoria 3 da escala Saffir-Simpson, se encontra ao sul do arquipélago português dos Açores com ventos máximos sustentados de 185 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Ofelia, o sexto grande furacão da atual temporada no Atlântico, está 375 km ao sudeste das ilhas, de acordo com o último boletim do NHC.

O furacão se move a uma velocidade de 44 km/h e segue com uma trajetória rumo ao nordeste, na qual se manterá até a noite de domingo, quando deve seguir em direção ao nordeste.

Na rota prevista, o olho de Ofelia continuará hoje ao sul e ao leste do arquipélago dos Açores, sem que gere por enquanto alertas ou advertências em zonas costeiras.

O NHC prevê que Ofelia "continue sendo um poderoso furacão" em sua rota para a Irlanda, embora na segunda-feira possa se degradar a um ciclone pós-tropical.

Ainda de acordo com o centro meteorológico, as zonas costeiras da Irlanda e do Reino Unido devem sofrer com fortes chuvas e ventos bem antes da chegada do olho do furacão.

Ofelia é a décima tempestade tropical que se transforma em furacão de maneira consecutiva no Atlântico, o que representa uma marca histórica que não se repetia há mais de um século.

Além disso, é o sexto grande furacão desta intensa temporada na bacia atlântica, após Harvey, Maria, Irma, Lee e José.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos