Furacão Ofelia perde força e regride à categoria 1 em sua rota rumo à Irlanda

Miami, 15 out (EFE).- O furacão Ofelia continua se debilitando em seu trajeto rumo à Irlanda e ao norte do Reino Unido, ao registrar agora ventos máximos sustentados de 140 km/h e regredir para a categoria 1, informou neste domingo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Ofelia, que no sábado passou perto do arquipélago português dos Açores, está 810 km ao sudoeste de Mizen Head, na Irlanda, de acordo com o último boletim do NHC, que tem sede em Miami.

O furacão, o sexto de grandes proporções da atual temporada no Atlântico e que chegou à categoria 3 da escala Saffir-Simpson, se move rapidamente, a 61 km/h, em direção ao nordeste.

Na rota prevista, o olho de Ofelia passará sobre a Irlanda na segunda-feira, dia em que o NHC prevê que o fenômeno se transforme em "um poderoso ciclone pós-tropical com ventos com força de furacão".

O centro meteorológico aponta que os fortes ventos e chuvas se estenderão bastante além do centro do ciclone, e a partir da tarde desta segunda-feira serão sentidos em terra firme na Irlanda e em partes do Reino Unido.

O NHC alerta que Ofelia deixará acumulações de chuva de até 75 milímetros sobre o ocidente da Irlanda e na Escócia até terça-feira, além de causar inundações em zonas costeiras devido ao aumento do nível do mar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos