Avanço do forte tufão Lan ameaça atrapalhar eleições no Japão

Tóquio, 20 out (EFE).- O avanço do tufão Lan rumo ao Japão ameaça atrapalhar as eleições gerais de domingo, o que levou nesta quinta-feira a agência meteorológica do país a pedir aos eleitores que votem antecipadamente, enquanto algumas regiões decidiram adiantar para o sábado as votações.

O 21º tufão da temporada no Pacífico, catalogado como "forte" pela Agência Meteorológica de Japão, avança a 15 km/h em direção norte para as ilhas do sul do arquipélago, aonde poderia chegar no mesmo dia das eleições.

A agência meteorológica realizou hoje a recomendação fora do comum que se vote de maneira antecipada por causa do temor de que "os fortes ventos, chuvas e ondas causem desastres" e ponham os cidadãos em perigo.

A tempestade, que às 15h50 (horário local, 4h50 em Brasília) encontrava-se no Mar das Filipinas a cerca de 180 quilômetros a sudoeste de Naha, capital da ilha de Okinawa, com ventos de até 144 km/h e seu grande tamanho poderia trazer fortes chuvas em grande parte do país durante no domingo.

Esta perspectiva levou algumas pequenas e afastadas ilhas do sul, como as que dependem do comitê eleitoral de Kochi, em Shikoku (sudoeste), a antecipar as votações para amanhã, segundo o jornal japonês Sankei.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos