Temporal mata uma pessoa e causa caos no transporte na Alemanha

  • Fabrizio Bensch/Reuters

    29.out.2017 - Bombeiros trabalham em área atingida pelos efeitos da tempestade "Herwart", em Berlim

    29.out.2017 - Bombeiros trabalham em área atingida pelos efeitos da tempestade "Herwart", em Berlim

Berlim, 29 out (EFE).- A tempestade "Herwart" paralisou neste domingo o transporte ferroviário nas regiões norte e leste da Alemanha, onde pelo menos uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas, além disso, as rajadas de vento de 100 km/h causaram muitos danos materiais, pois derrubaram galhos e árvores.

Na vizinha Polônia, "Hewart" deixou hoje duas vítimas mortais; um homem que morreu no norte do país ao bater seu carro contra uma árvore caída na estrada e outro que perdeu a vida depois que outra árvore caiu sobre seu veículo, informou a rádio nacional polonesa.

A pessoa que morreu na Alemanha é um homem de 63 anos que acampava junto com seu irmão às margens da baía de Jadebusen, no Estado da Baixa Saxônia, e que se afogou depois que a área na qual ele estava inundou-se rapidamente, informou a emissora de televisão regional "NDR".

O Serviço Alemão de Meteorologia (DWD, na sigla em alemão) tinha aconselhado os cidadãos a não saírem de casa nas regiões do nordeste, exceto em casos imprescindíveis, e a evitar os passeios por parques e florestas.

A companhia ferroviária Deutsche Bahn decidiu suspender a circulação de trens no início da manhã em vários Estados-federados.

Horas depois, a companhia informou que, até amanhã, não serão restabelecidos os trajetos dos trens de longa distância com destino a Hamburgo, Bremen, Kiel, Hannover e Berlim, o que deixará milhares de pessoas "ilhadas" nas estações.

"Devido aos graves danos causados pela tempestade, está suspenso o trânsito de longa distância nas principais vias", afirmou a Deutsche Bahn em comunicado, no qual garantiu que seus operários estão trabalhando sem descanso para remover árvores e galhos, e para realizar os reparos necessários para restabelecer o serviço o mais rápido possível.

Os fortes ventos também paralisaram temporariamente boa parte do transporte de curta distância nos Estados-federados de Baixa Saxônia, Bremen, Hamburgo, Berlim, Schleswig-Holstein, Saxônia, Saxônia-Anhalt e Turíngia.

Os bombeiros e os serviços de resgate mobilizaram amplas operações de emergência em cidades como Berlim, onde o estado de emergência foi declarado por algumas horas, e Hamburgo, que registrou inundações na região portuária.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos