Semana Europeia de Robótica começa com mais de mil eventos na UE

Bruxelas, 17 nov (EFE).- A Semana Europeia de Robótica começou nesta sexta-feira sua sexta edição, com mais de mil eventos em cidades de toda a União Europeia (UE), a fim de demonstrar a importância crescente deste setor em campos como a educação, a saúde e o meio ambiente.

Desde hoje e até o próximo dia 26 de novembro, universidades, colégios, laboratórios, empresas e instituições públicas em toda a UE serão palco de oficinas, visitas guiadas e debates em torno da robótica, afirmou em comunicado a Comissão Europeia.

O objetivo desta semana temática é mostrar que esta tecnologia "consegue melhorar a sociedade" e educar os mais jovens sobre como é cada vez mais importante adquirir conhecimento em ciência, tecnologia, engenharia e matemática para se envolver em setores de robótica e inteligência artificial.

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável do Mercado Único Digital, Andrus Ansip, afirmou nesta sexta-feira em seu blog que um dos desafios europeus será "ajudar os trabalhadores a conseguir as habilidades corretas" para não chegar a uma situação na qual a digitalização da economia gere "ganhadores e perdedores".

Trata-se da sexta edição da Semana Europeia de Robótica, que desde o seu lançamento, em 2011, aproximou mais de 400 mil participantes das últimas novidades na pesquisa e no desenvolvimento das tecnologias robóticas.

Esta semana temática está impulsionada pela Sarc, uma iniciativa público-privada que se une à Comissão Europeia e à organização sem fins lucrativos EUrobotics para "posicionar estrategicamente" a robótica europeia no mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos