Lava enche um terço da cratera do vulcão Agung, na ilha de Bali

Karangasem (Indonésia), 2 dez (EFE).- A lava ocupa um terço da cratera do vulcão Agung, situado no leste da ilha indonésia de Bali, que se mantém "muito ativo", por isso que hoje continua o alerta máximo de uma possível erupção maior.

"Continuam acontecendo terremotos de alta frequência e indicam que o vulcão é muito ativo e é capaz de que a pressurização provoque continuas erupções", indicou o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos em comunicado.

O diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNBP, em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que da cratera sai uma coluna de cinza que chega a 2.000 metros de altura.

Nugroho explicou que os gases e a cinza afetam uma região de até cinco quilômetros de distância da cratera.

A área de segurança em torno deste vulcão de 3.031 metros de altura é de dez quilômetros.

O aeroporto internacional de Bali, o Ngurah Rai, opera este sábado com normalidade depois de ter ficado fechado de segunda a quarta-feira à tarde por causa da nuvem de cinza, o que afetou mais de 100 mil passageiros.

O Centro de Aviso de Cinza Vulcânica de Darwin advertiu hoje sobre a possibilidade de que a nuvem de cinza formada pelas erupções do vulcão volte a afetar a visibilidade do aeroporto Ngurah Rai.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos