Topo

Holanda ativa código vermelho por nevascas e fecha aeroporto de Eindhoven

11/12/2017 11h17

Bruxelas, 11 dez (EFE).- O Instituto Real de Meteorologia da Holanda (KNMI) ativou nesta segunda-feira o código vermelho devido a um temporal de neve que afeta o país e que obrigou, além disso, a fechar o aeroporto de Eindhover (sul) e a cancelar vários voos desde Amsterdam-Schiphol (centro), informou a televisão nacional "NOS".

Este código, que é decretado quando as condições meteorológicas extremas podem causar grande dano e perturbações, afeta todo o país, com exceção de Groninga, Frísia, Drenthe e Limburgo, no noroeste.

As nevascas começaram a cair na zona sul do país e está previsto que ao longo do dia e até a chegada da norte se estendam para o norte.

O temporal obrigou o fechamento temporário do aeroporto de Eindhoven, informou a companhia através das redes sociais.

No aeroporto de Amsterdam-Schiphol, foram cancelados vários voos e a companhia recomenda aos passageiros que verifiquem o estado do seu voo antes de se dirigir para o aeroporto e de prever mais tempo do habitual para o viagem.

A companhia aérea holandesa "KLM" cancelou 300 voos europeus e intercontinentais, segundo "NOS".

Quanto ao tráfego rodado, o Ministério de Infra-Estruturas do país advertiu que a neve provocará "condições muito perigosas" nas estradas e pediu à população que não utilizem as mesmas.

A companhia ferroviária nacional NS recomendou aos passageiros que retornem para casa o mais rápido possível já que esperam perturbações nas vias, o que levou a adaptar os horários e obrigou a reduzir a frequência dos comboios interurbanos e inclusive a cancelar algumas rotas.