Topo

Trump quer estabelecer "base" na Lua para tentar levar homem a Marte

11/12/2017 19h17

Washington, 11 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizou nesta segunda-feira uma diretriz que coloca como objetivo da Nasa o estabelecimento de uma "base" na Lua como passo prévio ao envio da primeira missão tripulada a Marte.

"A diretriz que estou assinando hoje reorientará o programa espacial dos EUA na exploração humana e no descobrimento. Marca o primeiro passo no retorno dos astronautas americanos à Lua pela primeira vez desde 1972", disse Trump, em um ato na Casa Branca, fazendo menção à última visita do homem ao satélite, na missão Apolo 17.

Trump afirmou que os astronautas americanos, desta vez, não só colocarão a bandeira dos EUA e pisarão no solo lunar, mas também estabelecerão uma base para uma eventual viagem a Marte.

"Imaginem a possibilidade que nos espera nessas formosas e enormes estrelas se nos atrevermos a sonhar grande. Isso é o que o nosso país está fazendo de novo, estamos sonhando grande", ressaltou.

O presidente americano participou do ato ao lado do vice-presidente, Mike Pence, do diretor interino da Nasa, Robert Lightfoot, e de Peggy Whitson, a primeira mulher astronauta comandante da Estação Espacial Internacional.

A última vez que os EUA enviaram uma missão tripulada fora da órbita terrestre foi em 1972, na Apolo 17. Dos três astronautas a bordo, Eugene Cernan e Harrison "Jack" Schmitt fizeram três caminhadas sobre a superfície lunar.

O próprio Schmitt, de 85 anos, também esteve presente no ato de hoje.