Sibéria vive onda de frio extremo, com até 65 graus negativos

Moscou, 16 jan (EFE).- A região da Sibéria, no extremo leste da Rússia, vive nos dias atuais uma onda de frio com temperaturas extremas de até 65 graus abaixo de zero, o que obrigou as autoridades a cancelarem as aulas em mais de 100 escolas, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

Segundo um porta-voz dos serviços de emergência municipais, a medida afetou, em particular, 107 escolas na república de Yakutia, onde estudam mais de 9.600 alunos.

A emissora de televisão russa, por sua vez, informou que, em algumas regiões de Yakutia, situada no extremo oriente russo e às margens do Oceano Ártico, os termômetros chegaram a marcar 65 graus negativos ontem à noite.

Vários sites informativos reportaram que as temperaturas em algumas localidades dessa república siberiana caíram até os 68 graus abaixo de zero, e publicaram fotos de um termômetro que confirmava esta temperatura.

O frio intenso também causou a morte de dois moradores de Yakutia ontem. Ambos morreram de hipotermia depois que o carro em que se deslocavam sofreu uma avaria em uma estrada local.

Segundo os investigadores, a falta de sinal de telefone celular no local não permitiu que os dois fossem localizados e resgatados em tempo hábil.

Anteriormente, as autoridades de Yakutia ativaram o alerta devido à chegada de uma onda de frio excepcional, até mesmo para esta região da Rússia, onde as temperaturas muito baixas são comuns.

As normas de funcionamento das escolas em Yakutia no inverno são distintas das outras regiões da Rússia.

Assim, em Oimiakon, conhecido como o povoado mais frio do mundo, as aulas nas escolas primárias só são canceladas quando os termômetros marcam uma temperatura inferior a 52 graus negativos.

As temperaturas anômalas continuarão em Yakutia durante os próximos dias e em Oimiakon, segundo os meteorologistas, podem chegar aos 69 graus negativos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos