Topo

Cargueiro russo decola rumo à Estação Espacial Internacional na 2ª tentativa

Cargueiro decolou rumo a Estação Espacial nesta terça-feira (13) - Reprodução/Twitter/roscosmos
Cargueiro decolou rumo a Estação Espacial nesta terça-feira (13) Imagem: Reprodução/Twitter/roscosmos

Em Moscou (Rússia)

13/02/2018 07h22

O cargueiro russo Progress MS-08, cujo lançamento foi abortado no último momento no domingo passado, decolou nesta terça-feira (13) rumo à EEI (Estação Espacial Internacional), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia. O lançamento da nave automática, que transporta equipamentos, combustível e alimentos para os tripulantes da EEI, foi efetuado às 8h13 GMT (6h13 de Brasília) da base de Baikonur, no Cazaquistão. A previsão é que o Progress MS-08 se acople com a plataforma orbital na próxima quinta-feira (15).

Inicialmente, o plano de voo do cargueiro russo previa sua chegada à EEI no mesmo dia de sua decolagem, após dar apenas duas voltas à Terra, mas este teve que ser modificado devido ao adiamento, provocado por uma falha do computador do foguete portador.

Essa é a segunda vez em quatro meses que o lançamento de um Progress não acontece na primeira tentativa: a mesma situação ocorreu com a nave anterior da série, a Progress MS-07, em outubro do ano passado.

A EEI atualmente conta com seis tripulantes: os americanos ScottTingle, Mark Vande Hei e Joseph Acaba; os russos Anton Shkaplerov e AleksandrMisurkin, e o japonês NorishigeKanai.

A Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de US$ 150 bilhões no qual participam 16 países, é integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros por hora a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

Sua órbita é elevada periodicamente com ajuda dos propulsores de naves acopladas a ela, já que perde diariamente entre 100 e 150 metros de altura devido à gravitação terrestre, à atividade solar e a outros fatores.