Topo

México confirma que terremoto deixou 2 feridos e mais de 1 milhão sem energia

17/02/2018 18h55

Cidade do México, 17 fev (EFE).- As autoridades do México confirmaram neste sábado que o terremoto de magnitude 7,2 que sacudiu ontem o centro e o sul do país deixou duas pessoas levemente feridas, provocou danos em 50 imóveis e problemas no fornecimento de energia elétrica para aproximadamente 1 milhão de pessoas.

O terremoto foi registrado às 17h39 locais de sexta-feira (21h39 em Brasília) e foi seguido por um total de 517 réplicas - a maior delas de magnitude 5,9 - até as 9h30 locais (13h30 em Brasília) deste sábado, informou o Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano.

O Comitê Nacional de Emergência confirmou que não há perdas humanas e que só tem conhecimento de duas pessoas feridas por fraturas em Pinotepa Nacional, a região de Oaxaca onde foi localizado o epicentro do terremoto.

Ao atualizar a situação sobre o abalo sísmico, o comitê detalhou que foram ativados os planos de emergência, com a mobilização de 5.850 integrantes do exército e da polícia federal.

O comitê confirmou que 50 casas tiveram "danos maiores" em Santiago Jamiltepec e que a igreja e a sede da prefeitura também foram atingidas.

Jamiltepec e as localidades de Pinotepa Nacional e San José del Progreso são as que mais registraram danos pelo terremoto de sexta-feira.

O comitê confirmou que 998 mil pessoas foram afetadas por cortes no fornecimento de eletricidade na região do tremor, metade deles em partes da Cidade do México.