Dono da Amazon desenvolve relógio para medir o tempo durante dez milênios

Austin (EUA), 20 fev (EFE).- O dono da Amazon, Jeff Bezos, anunciou nesta terça-feira o início do processo de instalação de um enorme relógio subterrâneo, situado no interior da cordilheira Sierra Diablo, a oeste do Texas, nos Estados Unidos, com o qual procura medir a passagem do tempo durante os próximos 10 mil anos.

O relógio mede 150 metros de altura e funciona graças aos ciclos térmicos da Terra, segundo publicou o magnata no Twitter.

Esta obra de engenharia está em construção há 30 anos e está programada para soar uma vez por ano, para que seus ponteiros girem totalmente uma vez a cada século e o cuco saia do seu interior a cada milênio.

Além disso, o relógio gerará uma sequência de badalos diferentes a cada dia durante todo esse tempo.

"Este é um relógio especial, projetado para se transformar em um símbolo, um ícone para o pensamento em longo prazo", escreveu Bezos no site do projeto.

O executivo da Amazon explicou que a ideia original pertence a Danny Hillis, que começou a aventura em 1989 e a quem esteve ajudando pessoalmente durante os últimos seis anos.

Segundo os autores, o processo de construção do relógio supôs "um grande desafio", já que "uma simples visita" representa várias horas de trajeto em automóvel do aeroporto mais próximo, que fica em San Antonio, para depois atravessar um caminho "acidentado" que se eleva por 600 metros sobre o fundo do vale.

A montanha também terá cinco salas que lembrarão o primeiro ano do projeto, assim como os 10 anos, os 100 anos, os mil anos e os 10 mil anos do mesmo.

Na câmara do primeiro ano, além dos planetas do Sistema Solar e da Lua, serão incluídas as sondas interplanetárias lançadas durante o século XX.

"Não estamos planejando criar as outras câmaras de aniversário, e as deixaremos para as gerações futuras", comentou Bezos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos