Satélite espanhol Paz é lançado da base americana de Vandenberg

Vandenberg (EUA), 22 fev (EFE).- O satélite espanhol Paz, desenvolvido para a observação da Terra com fins militares e civis, decolou nesta quinta-feira a bordo de um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX na base aérea de Vandenberg, na Califórnia.

O lançamento do satélite aconteceu às 6h17 (hora local; 11h17 em Brasília) na instalação militar, situada 250 quilômetros ao noroeste de Los Angeles.

O lançamento de Paz encerrou uma sequência de atrasos e contratempos, já que apenas na semana passada a decolagem foi adiada três vezes: nos dias 17 e 18 de fevereiro e na quarta-feira.

SpaceX, a companhia encarregada do foguete Falcon 9 que transporta Paz, informou que, passados dez minutos de voo, o satélite tinha sido desdobrado com sucesso. Posteriormente, a Hisdesat, proprietária, operadora e exploradora de Paz, será a encarregada de informar se o satélite está funcionando corretamente.

O satélite Paz é um dispositivo com radar e de missão dupla para aplicações militares e civis. Entre suas tarefas estão funções de inteligência, cartografia, controle de fronteira, avaliação de catástrofes naturais, urbanismo e planejamento do território, observação do meio ambiente e outros propósitos científicos.

Paz poderá gerar até cem imagens diárias de alta resolução que poderão ser captadas em qualquer momento do dia, sem depender da luz do Sol ou das condições atmosféricas. O satélite está configurado para poder dar 15 voltas diárias na Terra a uma altura de 514 quilômetros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos