Topo

Comissão Europeia assinará acordos de cooperação com Brasil, Colômbia e Chile

07/03/2018 22h19

Bogotá, 7 mar (EFE).- A Comissão Europeia assinará nesta quinta-feira acordos de cooperação com Brasil, Chile e Colômbia para aprofundar relações em matéria de observação espacial e estender os benefícios do Programa Copernicus.

O Copernicus "fornece um leque de aplicações no âmbito da monitoração terrestre, oceânica e atmosférica, assim como também no prognóstico, gestão e mitigação de desastres naturais", indicou a Comissão Europeia em comunicado divulgado nesta quarta-feira.

Com os acordos a Comissão Europeia pretende outorgar acesso aos três países latino-americanos a dados do Programa Copernicus coletados pelos satélites Sentinel, utilizando para isso conexões de banda larga entre os centros de dados.

Os três acordos de cooperação incluem cláusulas de reciprocidade que beneficiam às partes.

No caso do Brasil, segundo explicou a Comissão, " tal cláusula de reciprocidade permitirá ao programa Copernicus obter um acesso completo, gratuito e aberto aos dados brasileiros de observação da Terra".

Os acordos também pretendem facilitar o compromisso do setor privado com o desenvolvimento de produtos e de serviços.

Além disso, os parceiros chilenos, colombianos e brasileiros fornecerão apoio técnico ao programa Copernicus para a calibragem e avaliação dos dados gerados pelos satélites Sentinel para a América Latina, e para o desenvolvimento conjunto de novas aplicações.