Topo

Trump quer criar corporação militar para chegar a Marte "muito em breve"

Foto: SAUL LOEB / AFP
Imagem: Foto: SAUL LOEB / AFP

Em San Diego

13/03/2018 21h00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (13) que gostaria de criar uma divisão das Forças Armadas americanas dedicada ao espaço, e prometeu que o país conseguirá chegar a Marte "muito em breve".

"Poderíamos inclusive ter umas Forças Espaciais. Temos as Forças Aéreas, e teremos as Forças Espaciais, assim como temos o Exército terrestre", disse Trump em discurso diante de centenas de militares na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros navais de Miramar, perto de San Diego, na Califórnia.

"Eu já tinha dito que estamos trabalhando muito no espaço e talvez necessitemos novas forças, que chamaremos de Forças Espaciais. Eu realmente não falava a sério, mas depois pensei: 'que grande ideia'. Talvez tenhamos que fazer isso, pode acontecer", acrescentou.

Trump não deu mais detalhes, mas opinou que o espaço já é "um domínio onde se combatem guerras, assim como na terra, no ar e no mar", portanto faz sentido transferir para lá o poderio militar americano.

"Finalmente vamos liderar de novo (o espaço). Veem o que está ocorrendo? Veem os foguetes por todas partes? Isso não acontece há muito tempo. Muito em breve iremos a Marte. Não iríamos se minha rival (nas eleições de 2016, Hillary Clinton) tivesse vencido, isso posso dizer. Nem sequer estaríamos pensando nisso", comentou.

Em abril do ano passado, Trump pediu para que a Nasa acelerasse os planos de exploração espacial, que contemplavam a chegada de humanos a Marte a partir de 2030, de modo que um americano pise no planeta vermelho ainda durante o seu primeiro mandato, que termina em janeiro de 2021.

Em dezembro passado, Trump assinou uma política espacial que estabelecia como meta do governo criar uma base na Lua, como passo prévio para chegar à primeira missão tripulada a Marte.