Topo

Nave tripulada russa parte rumo à Estação Espacial com a bola da Copa

Nasa
Imagem: Nasa

Em Moscou

21/03/2018 15h17

A nave russa Soyuz MS-08 com três tripulantes a bordo e a bola oficial da Copa do Mundo de 2018 como carga foi lançada nesta quarta-feira (21) da base de Baikonur, no Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional.

A Soyuz decolou na hora prevista, às 20h44 (horário local, 14h44 de Brasília), com ajuda de um foguete portador Soyuz-FG e se acoplará à plataforma orbital dentro de dois dias.

Os cosmonautas levam ao espaço uma carga especial: a bola oficial da Copa da Rússia e o mascote do torneio que começará no próximo dia 14 de junho, o lobo Zabivaka.

O lançamento aconteceu da lendária rampa número 1 da base cazaque que leva o nome de Yuri Gagarin, o primeiro homem a voar ao espaço.

A tripulação 55-56 da história da Estação Espacial Internacional está composta pelo russo Oleg Artemiev, comandante da expedição, e os astronautas da Nasa, Andrew Feustel e Richard Arnold.

A Soyuz MS-08 se acoplará na sexta-feira às 22h41 (16h41) à estação, de onde os seus tripulantes pretendem acompanhar a Copa.

Na plataforma orbital lhes esperam o russo Anton Shkaplerov, o americano Scott Tingle e o japonês Norishige Kanai.

Artemiev antecipou que a bola que viaja agora para o espaço será, "provavelmente", a que será utilizada na partida de abertura do Mundial entre Rússia e Arábia Saudita.

O cosmonauta acrescentou que a bola retornará à Terra com seu colega Anton Shkaplerov, que está na Estação Espacial desde dezembro do ano passado.

Esta não é a primeira vez que os cosmonautas promovem a Copa da Rússia, já que em outubro de 2014 apresentaram da estação o logotipo do Mundial.