Estação espacial chinesa reentrará na atmosfera sobre o Oceano Atlântico

Pequim, 2 abr (EFE).- A estação espacial chinesa Tiangong-1 reentrará na atmosfera às 0h49 GMT desta segunda-feira (21h49 de domingo em Brasília), em uma área situada no centro-sul do Oceano Atlântico, informou o Escritório de Voos Espaciais Tripulados (CMSEO, na sigla em inglês).

A nave espacial estará naquele momento na posição 19,4 graus de longitude oeste e 10,2 sul, um ponto localizado no centro-sul do Atlântico, detalhou a entidade através de um comunicado.

Como o equipamento está sem controle, o horário é uma estimativa dos especialistas. O processo pode começar às 0h11 GMT e ser concluído às 1h33 GMT, com 0h49 como o momento mais provável.

O comunicado acrescenta que às 5h desta segunda (horário local), na China, o Tiangong-1 estava a uma altitude média de 138,8 quilômetros.

Esta estação espacial, que foi colocada em órbita pela China em setembro de 2011, mede dez metros e pesa 8,5 toneladas.

Durante as últimas semanas, especialmente nos últimos dias, as agências espaciais de todo o mundo estiveram realizando um acompanhamento intensivo da sua trajetória para tentar determinar com maior precisão possível a hora e local de sua queda, a fim de avaliar possíveis riscos no terreno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos