Terremoto de 6 graus no Pacífico sacode El Salvador e é sentido na Nicarágua

Em San Salvador

Um terremoto de 6 graus de magnitude na escala aberta de Richter e oito réplicas, com epicentro no litoral do Pacífico, sacudiram El Salvador nesta segunda-feira (2), informou o Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Marn), que detalhou que, preliminarmente, apenas algumas casas foram afetadas.

A fonte estatal detalhou que o movimento sísmico aconteceu 38 quilômetros ao sul da foz do rio Lempa, no departamento de San Vicente, às 17h23 (horário local, 20h23 de Brasília), com epicentro a 70 quilômetros de profundidade.

Por sua parte, o Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) registrou o sismo principal com magnitude de 6,1 na escala Richter, com profundidade de 17 quilômetros, e afirmou que o movimento foi sentido em alguns municípios do noroeste da Nicarágua.

O Marn reportou também oito réplicas, que começaram cinco minutos depois do sismo e marcaram magnitudes na escala Richter de entre 3,7 e 4,2 no Pacífico, com profundidades que oscilaram entre 10 e 61 quilômetros de profundidade.

O Sistema Nacional de Proteção Civil de El Salvador, cujos agentes avaliam neste momento as áreas próximas ao epicentro do movimento sísmico para avaliar possíveis danos, afirmou que "não existe risco de tsunami, por enquanto", e relataram danos leves em algumas casas.

Além disso, acrescentou que o sismo, que registrou uma intensidade de IV na escala modificada de Mercalli na capital San Salvador, foi sentido em nível nacional e que "até este momento não há relatos de afetações graves nem vítimas".

O movimento telúrico também foi sentido na Guatemala, assim como em outros países vizinhos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos